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DICAS

9 dicas de marketing para arquitetos

21.02.2018 - Autor: Quartos Etc.

Separamos 9 ações simples que vão ajudar você a ser sempre lembrado pelo mercado e a conquistar novos clientes.

Já falamos por aqui sobre como ser mais eficiente na gestão de projetos de arquitetura e, dessa vez, vamos complementar nossas dicas com 9 sugestões de marketing para você ficar mais próximo dos clientes, ampliar sua rede de contatos e ter maior visibilidade dentro dos mercado de Arquitetura e Design de Interiores. Veja a seguir!

  1. 1. Tenha um site atualizado

Quando você se interessa por um serviço, pesquisa por ele na web e não encontra um canal oficial na Internet, não se sente frustrado? Imagine um potencial cliente de seu escritório experimentando uma situação semelhante? Para que seus prospects e público não passem por isso, invista em um site para sua empresa. Nele, apresente informações atualizadas e relevantes sobre seu trabalho, como sua trajetória profissional e os projetos que já realizou.

  1. 2. Esteja nas redes sociais

Além de um website atualizado, outra sugestão para os arquitetos manterem o marketing em dia é estarem presentes nas redes sociais. O Instagram é atualmente a mais importante plataforma para esse mercado, tornando-se uma poderosa ferramenta para a divulgação de projetos. Esteja nesse canal e promova seu trabalho por lá. Uma indicação adicional é criar uma conta no Youtube e investir também na produção de vídeos.

  1. 3. Colabore com veículos especializados em Arquitetura e Design

Que tal escrever para sites e revistas especializadas em Arquitetura e Design? Procurar os canais mais acessados pelos clientes e ser uma fonte de informação para matérias e reportagens está entre as soluções de marketing para arquitetos. Uma assessoria de imprensa também pode ajudar nessa missão, buscando aproximar seu escritório de mídias especializadas no tema.

  1. 4. Invista em e-mail marketing para se relacionar com os clientes

Mais uma dica de marketing para arquitetos é manter contato com o público que contrata seus serviços. Para isso, crie um banco de dados com as principais informações de seus clientes e, periodicamente, dispare e-mails para eles. Essas mensagens podem divulgar ofertas, novos serviços do escritório ou conteúdos sobre Arquitetura e Decoração.

  1. 5. Faça mais pelos clientes que já atende

Outra solução de marketing para arquitetos é promover uma boa experiência aos seus contratantes. Faça mais por sua clientela! Pode ser um pequeno agrado ou um detalhe oferecido em cada trabalho que entrega, mas que fará uma grande diferença em seu relacionamento com os consumidores.

  1. 6. Conte histórias e explique o porquê de suas escolhas

Uma boa ação de marketing para arquitetos é apresentar no portfólio os grandes desafios superados. Por exemplo: no desenvolvimento de um projeto você encontrou um obstáculo com o qual nunca havia se deparado e, no desenrolar do serviço, não só conseguiu oferecer uma solução, como também superou a expectativa do contratante. Conte aos seus prospects como alcançou o resultado almejado, por que optou por determinado caminho e como a entrega melhorou a rotina do cliente.

  1. 7. Participe de eventos do mercado

Já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado? Pois bem, frequente os eventos do mercado e aproveite para fazer contato tanto com outros profissionais do segmento quanto com potenciais clientes.

  1. 8. Lembre-se do marketing da gentileza

Seja gentil em suas relações profissionais e busque fazer pelo outro aquilo que gostaria que fizessem por você. Preocupe-se em criar e manter relações humanas com sua clientela, e não somente um elo baseado na venda e no lucro.

  1. 9. Mostre seu portfólio

Mantenha seu portfólio em dia e o apresente em oportunidades de venda. Para isso, contrate um fotógrafo especializado na área de Arquitetura e Decoração para um registro que valorize seus projetos.

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  • Heitor Leite

    Olá!
    Achei sensacional o artigo!
    Deixa bem claro como cuidados básicos para presença online podem ser muito eficientes em questão de resultados.

    Como consultor e facilitador de marketing digital para profissionais liberais, além dos pontos abordados no artigo de vocês, insisto em bater na tecla de ‘entender detalhadamente o cliente que se quer atingir’. É extremamente relevante.

    Inclusive, escrevi um artigo explicando esta importância. https://heitorleite.com/persona
    Um forte abraço!
    Até mais!