ETC

CONSULTORIA ALEMÃ APERFEIÇOA O PROCESSO FABRIL DA QUARTOS ETC., E CONSUMIDORES JÁ SE BENEFICIAM COM AS MELHORIAS

Parceria entre a marca moveleira e a Schuler Consulting/LS Assessoria eleva a qualidade dos produtos e promove a redução dos valores oferecidos aos clientes.

Em entrevista, o consultor e diretor de projetos da Schuler Consulting/LS Assessoria no Brasil, José Lauro Schroth, fala sobre a consultoria realizada para a Quartos Etc. Nesta matéria, ele também comenta sobre as melhorias realizadas nos processos fabris da empresa, que promoveram o aumento da qualidade dos produtos e a redução de custos, tornando a marca ainda mais competitiva no mercado moveleiro. Leia a seguir.
Lauro, conte um pouco sobre o trabalho da Schuler Consulting no Brasil.
Lauro Schroth (LS) – A Schuler Consulting é uma consultoria alemã, reconhecida no mundo todo por sua excelência na otimização de processos do setor madeireiro. Nossa atuação está fundamentada no planejamento e na execução de reestruturações na cadeia produtiva de empresas desse segmento, tais como as indústrias de móveis.
Como vocês têm contribuído para o trabalho da Quartos Etc.?
(LS) – A consultoria na Quartos Etc. começou em agosto de 2015. O objetivo da diretoria da empresa era aumentar a produtividade da fábrica, incrementar a qualidade dos produtos e levar aos consumidores um custo-benefício ainda mais atrativo. Nosso trabalho de reestruturação da fábrica concentrou-se principalmente no layout e no fluxo de processos operacionais. Avaliamos como tudo estava funcionando até o momento, priorizamos ações e realizamos transformações: a fábrica investiu em equipamentos para diminuir a movimentação dos produtos, facilitando o fluxo; passou a utilizar matérias-primas de maior qualidade; adquiriu ferramentas de corte de diamante; reorganizou os processos manuais; e implantou um novo software de gestão administrativa.
Outro importante anseio dos líderes da empresa era proporcionar mais segurança e bem-estar aos colaboradores da fábrica. Assim, além de contribuir para o aumento da satisfação dos clientes na entrega dos produtos, todo os equipamentos adquiridos estão de acordo com as normas de ergonomia, garantindo a proteção física dos funcionários.Todas essas mudanças aconteceram ao longo de dois anos. Dentre as transformações realizadas, podemos destacar aquelas implementadas no sistema de pintura dos móveis.
Quais foram essas transformações no processo de pintura?
(LS) – Ao analisar a cadeia produtiva da Quartos Etc. notamos que havia oportunidades de melhoria na etapa de pintura do mobiliário, tanto em termos de produtividade, como de qualidade. A principal medida foi a criação de um setor dedicado à lixação dos componentes, que atua antes e depois da montagem do móvel. O desenvolvimento dessa etapa resultou em muito mais agilidade na pintura, e em móveis com um acabamento ainda mais impecável.

quadro2

Fluxo entrada para pintura.


quadro3

Preparação para acabamento


quadro4

Acabamento final


Quais outras melhorias os clientes da Quartos Etc. ainda podem esperar?
(LS) – Desde junho de 2017 estamos aprimorando o sistema de movimentação dos produtos dentro da fábrica, o que tem afetado direta e positivamente o fluxo de produção e a qualidade dos móveis. Em suma, devido a todas essas mudanças, os clientes da Quartos Etc. receberão os produtos com mais rapidez e terão mais satisfação na experiência de compra, uma vez que levarão para casa móveis ainda melhores e com valores mais competitivos.
Por que você indica a Quartos Etc.?
(LS) – Um dos aspectos mais interessantes da Quartos Etc., poucas vezes visto nesse mercado, é a flexibilidade da empresa, que possibilita a produção de lotes únicos. Mesmo comercializando móveis que seguem um design específico, os futuros investimentos em melhorias dos processos e equipamentos permitirão uma grande margem de customização aos clientes. Além disso, a variada paleta de cores e os tons exclusivos da marca são verdadeiramente impressionantes.
quadro6

Montagem e revisão dos produtos – antes da pintura


Para conhecer mais sobre a Schuler Consulting, acesse: www.schuler-consulting.com
Para conhecer mais sobre a Quartos Etc., navegue pelo site: www.quartosetc.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *