VIVADECORA

5 dicas para deixar a decoração do quarto incrível usando cortinas

Todo projeto completo de design ou de arquitetura de interiores apresenta um número enorme de itens de decoração – cada um com o seu papel fundamental. 
As cortinas são um exemplo. Elas são capazes de controlar a incidência de luz e vento nos ambientes da casa, como o quarto. Também têm a função de aumentar a privacidade dos moradores e, além disso, deixar os interiores bem mais bonitos e aconchegantes.
Neste texto falaremos, mais especificamente, das cortinas utilizadas em decorações de quarto de casal, quarto de solteiro e quarto de criança. Por isto, não deixe de conferir as dicas e imagens apresentadas a seguir.

Como escolher um modelo de cortina para o quarto?

Nem toda cortina combina com qualquer proposta de decoração ou com qualquer tipo de ambiente. É preciso saber escolher o modelo certo para o local certo. O próprio layout do ambiente e suas cores já pode dar um indicativo do modelo ideal. 
Outro fator que influencia na decisão é o tamanho da janela – assim como a incidência de raios solares que passam por ela. Saiba mais.

#1 Tamanho

O tamanho de uma cortina deve passar ultrapassar a medida de  20 cm de cada lado da largura janela. Já quanto à sua altura, daí vai da preferência do usuário ou das necessidades do ambiente. 
Pode-se prender uma cortina a uma haste comum, a uns 20 ou 30 cm acima da janela, e deixá-la arrastando no chão uns 4 cm ou mais; e também pode-se fazê-la curta, um pouco abaixo da linha do peitoril.
Modelos estreitos e mais longos ficam lindos em quartos com pé-direito alto e com abertura de janela para sacada, por exemplo. Estes também seriam capazes de dividir grandes vãos envidraçados, permitindo um controle melhor das aberturas. 
Já os modelos menores ficam bem em ambientes como quartos de criança – locais onde a limpeza precisa ser fácil e a segurança dos usuários deve ser assegurada.

cortina-para-decoracao-quarto-01 (1)Imagem: VivaDecora

#2 Material

Primeiro, entende-se as características do ambiente que está sendo trabalhado e o formato ideal das peças para completar este espaço. 
Depois, é vez de escolher o material de todos os itens da decoração. Para cortinas de quarto, falando mais especificamente, existem muitas opções – como voil, seda, linho, cetim, renda e mais. E a diferença entre eles está, sobretudo, na questão da fluidez.
Geralmente, os modelos de cortinas mais utilizados em decorações de quarto são aqueles menos encorpados, ou seja, mais transparentes e leves – sem tirar totalmente a luminosidade do ambiente. Mas estes precisam de uma camada extra de forro. 
Já os com caimento mais pesado tendem a controlar melhor a luz e a deixar o visual dos cenários mais elegante; porém, podem bloquear demais o vento. São os prós e contras de cada um.
5-4

Imagem: Quartos Etc.

#3 Cor

De fato, existe uma variedade enorme de cortinas à venda no mercado. Os fabricantes oferecem estas peças em infinitas cores e estampas. 
Claro que as em cores neutras e sóbrias combinam mais com quartos de decoração simples e adulta, poluindo menos os cenários e cansando menos os olhos. Tons de cinza e bege, por exemplo, são perfeitos para quartos de hóspedes.
Julia-Herman-Fotografia-17

Imagem: Quartos Etc.

Cortinas seriam o toque a mais de personalidade de outras decorações de quarto também. Para ambientes infantis, cortinas em tons off-white ficam um charme só – dando um ar moderno e delicado à composição e contribuindo para a qualidade do sono da criança.  
Agora, as tonalidades mais vivas – tipo roxo, vermelho, verde escuro, rosa antigo, e mais – já servem para quartos de casal e de solteiro.
Quanto às estampas, se a decoração do quarto trabalhado em questão é mais temática, cortinas com desenhos seria uma boa opção. Mas os seus traços devem contribuir para a harmonia do cenário e combinar com outras peças têxteis, como colchas e tapetes. 
Do contrário, é melhor, então, utilizar um modelo de cortina lisa ou listrada – em até três tonalidades -, em sintonia com outros elementos alegres ao redor.

#4 Sistema de abertura

As cortinas mais tradicionais para decoração de quarto são aquelas feitas em tecido. Os modelos comuns são os com abertura em sentido horizontal e pregas. 
Destes, tem ainda os que podem apresentar detalhes diferenciados – como amarrações, bandô e forro blackout. 
Julia-Herman-Fotografia-9-9

Imagem: Quartos Etc.

#5 Fixação

A maioria dos modelos de cortinas tradicionais para quartos pode ser presa a varões – de madeira ou metal – fixados às paredes sobre as janelas. Ou, então, pode ser presa a um trilho oculto em um cortineiro embutido no forro de gesso do teto. “(…) com espaço nas laterais para acomodar o tecido quando a cortina estiver aberta” – ressalta a arquiteta Vanessa Sant’Anna, em reportagem de Tua Casa.

Bônus | Características dos modelos de cortinas para quartos

  • Quarto de Casal: cores neutras, formas clássicas, tecidos lisos e trilho.
  • Quarto de Solteiro: cores vivas, formas arrojadas, estampas variadas e aberturas nos dois sentidos.
  • Quarto de Criança: cores suaves, formas clássicas, forro e estampas lúdicas.

Agora, capriche na escolha e faça a decoração de seu quarto ficar maravilhosa, usando o modelo ideal de cortina.
Essas dicas de como escolher uma cortina que se encaixe com a decoração do quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *