Blog

Categorias
todos
Voltar
VIVADECORA

Decoração: 8 dicas de como personalizar um imóvel alugado

16.05.2019 - Autor: Quartos Etc

É gostoso decorar nossa casa. Mas quando a casa ou apartamento não é nosso, é preciso ser criativo e evitar excessos.

Apartamento alugado: confira 8 dicas simples de decoração para deixar a casa com a sua cara

Lar é sempre lar! Não importa se a pessoa comprou ou alugou a sua casa, ela poder sentir o prazer de arrumar os cômodos, de deixar tudo mais a sua cara.

O problema é que, quando o imóvel não é seu de verdade, nem tudo pode ser alterado – como os revestimentos, as louças, os pontos de luz e mais.

Então, como fazer para mudar a decoração dos ambientes sem entrar em conflito com o proprietário?

decoracao-apartamento-casa-alugada-05MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 https://www.vivadecora.com.br/foto/151897/quarto-de-casal-branco-com-pendente-de-lampada

#1 Tente reaproveitar todos os itens deixados no local

É comum, nos dias de hoje, os proprietários de imóveis para alugar deixarem em suas casas e apartamentos alguns aparelhos, equipamentos e até peças mobiliárias. Isso já faz parte, portanto, do pacote a ser pago.

Por isso, o locatário deve aproveitar – com respeito, claro – tudo aquilo que lhe foi disponibilizado; e, depois, somar a isso todos os itens que quiser.

Se a residência que a pessoa alugou já veio, por exemplo, com os móveis da cozinha, é ótimo. Ela terá menos despesas desnecessárias com peças que, certamente, não iria poderia levar, no futuro, para outro imóvel.

Então, pensando em deixar o cômodo mais agradável e ao seu gosto, pode investir nas miudezas, como utensílios, quadrinhos, relógio tapete, fruteira e muitos outros objetos.

decoracao-apartamento-casa-alugada-07 (1)Buji Decoração Reuso https://www.vivadecora.com.br/foto/67225/sofa-cinza

#2 Adquira móveis que não necessitem ser fixados às paredes

Têm proprietários que permitem que os locatários coloquem pregos e parafusos nas paredes do imóvel. Mas isso é algo muito raro.

A regra é simples, na devolução das chaves a casa ou apartamento tem que aparentar estar nas mesmas condições de antes. Caso contrário, as incomodações quanto às questões como quebra de contrato podem ser enormes. Portanto, não vale a pena fixar nada nas paredes!

Agora, a não instalação de prateleiras, nichos e armários aéreos não impede que a decoração da casa ou apartamento locado fique prática, bonita e funcional.

Vasculhando as lojas é possível encontrar várias opções de peças elevadas, com estrutura própria, que não precisam ser fixadas a nenhuma superfície. Estão nesta lista painéis, espelhos, quadros, estantes, roupeiros, aparadores e mais.

decoracao-apartamento-casa-alugada-08
Buji Decoração Reuso https://www.vivadecora.com.br/foto/67101/biblioteca-com-estante-branca

#3 Construa estruturas independentes

Às vezes, para preencher paredes vazias, sente-se a necessidade de pendurar um quadro ou aplicar na casa tintas e revestimentos.

Mas no caso de um imóvel locado isso não é possível. Daí, uma ideia é construir estruturas independentes – frente às paredes ou no limite de ambientes – permitindo estender verticalmente, sem problemas, a decoração. Algo semelhante ao que é mostrado na imagem a seguir!

decoracao-apartamento-casa-alugada-02
Buji Decoração Reuso https://www.vivadecora.com.br/foto/67101/biblioteca-com-estante-branca

#5 Pense como dividir, fechar ou cobrir áreas sem danificar paredes

Olhando algumas imagens neste texto, podem-se ver exemplos de ambientes em que o decorador até conseguiu dividir, fechar ou cobrir áreas sem danificar paredes.

decoracao-apartamento-casa-alugada-03
MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 https://www.vivadecora.com.br/foto/151898/sala-jantar-branca-e-amarela-integrada-ao-quarto

#5 Invista em peças que combinem com todo o tipo de decoração

Quem reside em um imóvel alugado não tem certeza de quanto tempo se tem de permanência no endereço.

De repente, de um ano para o outro, as condições econômicas do país mudam, o valor das coisas também e pode ser preciso buscar outro lugar para continuar a vida. Então, todas as coisas precisam ser desmontadas e remontadas em outro lugar, compondo um novo layout, uma nova decoração.

Nesse caso, é interessante a pessoa investir sempre em peças neutras, de design simples e multifuncionalidades.  Assim, a cada nova mudança ficará mais fácil adaptar o que se tem.

Móveis de cores claras, como branco e bege, combinam perfeitamente com paredes e pisos de todo tom e textura. Fica a cargo, portando, dos ornamentos dar os toques vivos necessários para quebrar qualquer monotonia visual.

 

decoracao-apartamento-casa-alugada-10
Buji Decoração Reuso https://www.vivadecora.com.br/foto/66981/rack-branco

#6 Estude como a decoração pode ser desenvolvida mais perto do chão

Se há uma superfície do imóvel alugado que pode ser muito bem explorada esta é a do piso. Tem muitos elementos que vão ser colocados diretamente sobre o chão e que, provavelmente, darão mais charme e beleza para a decoração.

São exemplos tapetes, passadeiras, racks, banquinhos, luminárias, quadros, mesinhas, gaveteiros e vasos de plantas.

decoracao-apartamento-casa-alugada-09
INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/179147/decoracao-branco-com-madeira e Tasselli Barros Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/158604/sala-de-estar-com-mesa-de-vidro

#7 Use e abuse dos vasos de plantas

Aliás, vasos de plantas são elementos coringas para a arquitetura e design de interiores. As espécies naturais deixam os ambientes muito mais alegres, melhoram suas energias, e ajudam no controle da temperatura e de ruídos.

Arranjos sobre mesas de centro e mesas de jantar, além de folhagens ao lado de estofados e estantes, serão sempre muito bem vindos – não prejudicando de jeito nenhum a decoração de residências alugadas.

decoracao-apartamento-casa-alugada-04
Morar Mais Por Menos https://www.vivadecora.com.br/foto/6745/varanda

#8 Use e abuse dos materiais adesivados

Por fim, uma ideia muito simples e barata de personalização de decoração de interiores são os rolos de adesivos e as fitas adesivadas.

Esse tipo de material pode ser aplicado tanto em paredes comuns quanto sobre azulejos, móveis de madeira, vidros, geladeiras e micro-ondas.

E o melhor é que elas podem ser trocadas a toda hora, sem danificar as superfícies. Algo perfeito quando se vive em um imóvel locado!

decoracao-apartamento-casa-alugada-01
Ana Carolina Campos França https://www.vivadecora.com.br/foto/162243/banquinhos-amarelo-na-cozinha-branca e Buji Decoração Reuso https://www.vivadecora.com.br/foto/67274/azulejo-cinza

 

Agora que você já conhece as dicas, não perca mais tempo e comece agora mesmo a decorar seu imóvel alugado!

Estas sugestões de decoração para imóveis alugados foram criadas pela equipe Viva Decora.

Ver todos os posts