Blog

Categorias
todos
Voltar
BABY | KIDS VIVADECORA

Móveis para quarto infantil com base no método montessoriano

21.10.2019 - Autor: VivaDecora

Saiba como montar um quarto montessoriano e deixá-lo lindo!

Montar o quarto de um filho pode ser uma tarefa muito divertida e gratificante para os pais. Algumas pessoas desconhecem os benefícios do Método Montessori aplicado à decoração de interiores. 

Isto os poderia guiar melhor desde o momento de comprar os móveis da criança até a fase de educá-la. Se você ficou interessado nesta ideia, continue lendo o texto para saber mais.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-04 (2)Projeto Helena Koki

Em que consiste o Método Montessori e como isto se aplica à decoração de interiores?

“O desenvolvimento acontece através da interação com o mundo em que a criança vive.” – designer de interiores Taciana Leme, em reportagem de Tua Casa.

Este pensamento, em termos, resume o porquê de se aplicar o Método Montessori em decorações infantis. Digamos assim, nos primeiros anos de vida a criança usará a liberdade que tiver para explorar todos os limites de seu quarto – o seu universo particular. 

É neste cômodo que ela formará suas primeiras impressões do mundo. E o cenário ajudará a aguçar a sua curiosidade, e esta vontade de aprender as coisas só vai aumentar.

O Método Montessori é, na verdade, resultado dos estudos da médica Maria Montessori, divulgados por volta do ano de 1907. 

Esta profissional defendia um projeto educativo que envolvesse o trato espacial e que permitisse que as crianças desenvolvessem melhor a sua individualidade. Que elas fossem estimuladas desde cedo em vários aspectos, como o cognitivo, e que, assim, crescessem com qualidade.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-06
Projeto Lídia Basile e Karina Barakat  

Quais são as principais características de uma decoração montada com base nos critérios do Método Montessori?

Para os decoradores o Método Montessori ensinou muito. A partir destas análises é que vários novos conceitos de arquitetura e design foram elaborados. Surgiram propostas mais lúdicas, coloridas e fofas para quartos infantis. 

Muitos ambientes passaram a ser pensados especialmente voltados à ativar a parte cerebral das crianças, à estimular sua autonomia e também para diverti-las, claro.

“(…) proporcionar o desenvolvimento do esquema corporal, principalmente na descoberta dos órgãos dos sentidos localizados no rosto, permitindo exercícios fisionômicos interessantes e muita criatividade.” – Fabiana Aparecida da Silva Lacerda, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-01
Projeto Zuleica Tartaro

Quartos montessorianos respeitam totalmente as necessidades das crianças. Eles permitem que elas desenvolvam seus movimentos sem medo, tome suas decisões sozinhas, acessem seus materiais e brinquedos mais facilmente, e se auto eduquem. 

São espaços extremamente interessantes, adequadamente ornados e muito bem organizados. Impressionantes.

Julia-Herman-Fotografia-18-4
Projeto Marta Calasans

Como compor uma decoração de quarto montessoriano levando em conta todos móveis?

Quartos montessorianos costumam serem simples e minimalistas. E eles também possuem uma cama – como não poderia deixar de ser. Só que não uma cama convencional, mas uma cama montessoriana. 

Como seria isto? Seria um móvel construído rente ao chão, com um estrado baixinho e um futon no lugar do velho colchão tradicional. Ou seja, não há limitadores de movimento.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-05
Projeto Sabrina Tironi

É comum ver colocado sobre a cama montessoriana muitas almofada; já ao seu redor algum tapete interativo, próprio para amortecer quedas e provocar estímulos visuais. Assim como este móvel, muitos outros são baixos. 

A ideia é adaptar ao máximo o cenário para o ponto de vista da criança. Por exemplo, nichos e estantes ao nível dos seus olhos e com muitos livros e bichinhos coloridos, para chamar a atenção dos pequenos.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-10
Projeto Débora Marquardt 

Outras brincadeiras podem acontecer em pequenas mesinhas próprias para pinturas. Ou então frente a um espelho de acrílico com barra de apoio – muito boa para a criança ir se exercitando e ativando seus reflexos. 

Cair, levantar e andar.  Conviver com a família e aprender a amar. É isto que se espera que a criança faça. Nada de aventuras perigosas, nada de solidão, nada de angústias e medos. Só aprendizado.

moveis-montessorianos-quarto-infantil-02
Projeto Tikkanen arquitetura 

Então, com o tempo, de acordo em que a criança for se desenvolvendo e crescendo, todos estes itens deverão ser substituídos. Logo outros vão sendo colocados no lugar – como sapateiras, criados, mesa de computador, armários grandes e prateleiras ao alto. 

E mesmo esta transformação decorativa poderá ser previamente planejada pelos pais, optando sempre pela aquisição de peças multifuncionais.

6-12
Projeto Erica Salgueiro

Então, o que achou da proposta montessoriana para quartos infantis? Se você gostou e ainda tem dúvidas de como fazer algo assim, então use as imagens deste texto como fonte de inspiração. Monte um lindo ambiente – seguro, educativo e cheio de amor – para o seu filho.

Essas dicas de decoração infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA QUARTOS ETC.

ITENS QUE AJUDAM AMPLIAR O QUARTO

DICAS PARA CRIAR SEU HOME OFFICE

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE O VINTAGE E O RETRÔ

SAIBA COMO CRIAR UM ESPAÇO LÚDICO EM QUARTO INFANTIL

 

 

 

Ver todos os posts