BABY | KIDS

Por que escolher o estilo montessoriano para o quarto das crianças?

Conheça um pouco mais sobre a metodologia que ganhou grande popularidade desde que o pequeno George, filho de Kate Middleton e do príncipe William, foi matriculado em uma escola adepta dessa pedagogia.

Em 1907, a educadora italiana Maria Montessori desenvolveu o quarto montessoriano. O estilo foi criado para estimular a autonomia e a liberdade da criança, sem abrir mão da segurança e da diversão. Para isso, todo o ambiente deve ser projetado sob a ótica dos pequenos, ou seja, os móveis e os objetos precisam ser posicionados na altura dos olhos da criança.
Essa modalidade de quarto também segue outras diretrizes, assim como o uso de camas e mesas baixas, oferecendo mais autonomia para as crianças sentarem, deitarem e levantarem. “Além das camas e das mesas baixas, outros móveis e objetos – como lousas e prateleiras de livros e brinquedos – são dispostos de modo que a criança possa manuseá- los à vontade”, comenta a arquiteta Érica Salguero, idealizadora do quarto montessoriano exibido na Mostra Anual da Quartos Etc.
ERICA_SALGUEIRO_2

Quarto Montessoriano – Érica Salguero para mostra Quartos Etc. 2017

Também é indicado não lotar o quarto de brinquedos, reservando um espaço amplo para a recreação. A família pode se encarregar de fazer o rodízio dos objetos que ficam acomodados no ambiente.
Apesar de todos os benefícios, muitos pais têm receio de adotar essa metodologia por considerá-la insegura; mas isso não passa de um mito, como explica Salguero: “As pessoas têm medo de o bebê ou de a criança muito pequena escapar, mas realmente não há motivos para preocupação. Tudo é projetado para que eles sejam autônomos e livres, mas com muita segurança. Crianças que crescem em um quarto montessoriano começam a andar mais rápido, têm um desenvolvimento impressionante e costumam ser muito criativas.”
A arquiteta ainda dá algumas dicas para as famílias que desejam ter um quarto montessoriano em seus lares:

  •  – Dêem preferência aos assoalhos de madeira e evitem os pisos frios. Carpetes e tapetes antialérgicos são bem-vindos.

– Optem por lâmpadas de led, pois elas não esquentam, o que elimina o risco de o pequeno se queimar.
– Conversem com a criança e perguntem como ela gostaria que fosse o quarto. Apesar da pouca idade, as crianças já possuem muita personalidade e opinião.
– Façam uma visita à Quartos Etc. para conhecer o projeto montessoriano Babi no Mundo dos Elefantes. “Fiquei muito feliz quando a equipe da loja me convidou para idealizar o quarto montessoriano da Mostra deste ano. Foram dois meses de trabalho, e quem quiser pode conferir o resultado no showroom da Quartos Etc. Dá para se inspirar e ter muitas ideias.”

    1. Erica ainda complementa que fica muito satisfeita quando os clientes optam por realizar o projeto na loja: “A Quartos Etc. produz móveis de qualidade, bonitos, funcionais e atemporais, que nunca saem de moda.”
ERICA_SALGUEIRO_6

Quarto Montessoriano – Érica Salguero para mostra Quartos Etc. 2017


ERICA_SALGUEIRO_7

  1. Para conhecer mais sobre o trabalho da arquiteta Erica Salguero, acesse: www.ericasalguero.com.br.
  2. Para conhecer mais sobre os projetos montessorianos da Quartos Etc., navegue pelo site: www.quartosetc.com.br.

Posts relacionados

Um pensamento sobre & ldquo; Por que escolher o estilo montessoriano para o quarto das crianças? & rdquo;

  1. Ana Letícia Maciel de Vasconce disse:

    Adorei o papel de parede de elefante! Mas não encontro nenhum parecido, poderiam me indicar algum lugar que eu possa encontrar esse papel de parede?! Obrigada, parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *