Blog

Categorias
todos
Voltar
VIVADECORA

Quarto de bebê: como preparar este ambiente para gêmeos

14.11.2019 - Autor: Vivadecora

Dicas de decoração para quartos de bebês gêmeos

A chegada de um filho é um momento muito especial para os pais. Quando são dois então – gêmeos – é emoção em dose dupla. E estes sentimentos indescritíveis, de algum modo, podem ser refletidos na decoração de casa. 

Os designers provam todos os dias que há inúmeras possibilidades de se fazer isto. Confira no texto a seguir quais são as tendências apontadas por esses profissionais para quarto de bebê.

Quarto de bebê: tradicional ou moderno?

Projetos tradicionais

Há lindas opções de decoração para quarto de bebê. Algumas são especialmente luxuosas – como se fossem pensadas para pequenos príncipes e princesas. Elas são muito finas; modernas, mas em estilo clássico; e seguem preferencialmente uma paleta em tons pastéis de rosa para meninas e azul para meninos. Já para gêmeos, usa-se uma paleta mais neutra – talvez em bege ou verde-água.

Em decorações de quarto de bebê assim, tradicionais, é comum o uso de um mobiliário em material nobre – como a madeira maciça. 

Muitas peças serão na cor branca e vão ostentar um ar mais ornamental – como é o caso das peças provençais -, e seu acabamento será sempre impecável. E alguns itens terão detalhes diferenciados – como um trabalhado em pátina, uma parte feita em palha, ou um puxador em cristal.

 quarto-de-bebe-gemeos-09Revista Viva Decora


Projetos modernos

Quartos de bebês elaborados sob uma visão mais tradicional costumam ser, portanto, bonitos e atemporais. 

Contudo, para algumas pessoas, esta pode não ser a escolha ideal. As soluções modernas não seguem uma temática tão definida. Elas privilegiam a personalidade da família; e podem gerar ambientes com mais informação visual, bem estimulantes – o que é perfeito para o desenvolvimento das crianças.

Em projetos modernos de quarto de bebê a base nem sempre é o branco. Muitas vezes, os projetistas conseguem administrar vários estilos e tons de cores num mesmo espaço, criando composições muito mais alegres e sem conflitos estéticos. 

Nestes casos, os móveis quase sempre seguem uma linha simples, em linhas retas; em contrapartida, podem ser mais lúdicos e funcionais. E é levada em conta a perspectiva da criança.

 

Quartos de bebês gêmeos para meninos, meninas e ambos.

Quando bebês gêmeos dividem o mesmo quarto, é preciso garantir que as duas crianças recebem os mesmos benefícios, o mesmo conforto. O espaço deve ser dividido irmãmente. A decoração do cômodo deve ser trabalhada para que os pequenos entendam que, apesar de compartilharem o cômodo, sempre terão a sua individualidade preservada. 

Se o quarto de bebê for ser destinado para gêmeos do mesmo sexo, uma alternativa é decorar o cômodo inteiro seguindo a mesma proposta – inclusive de cores. 

Já para quartos de gêmeos de sexos diferentes, uma ideia é usar uma “paleta unissex” ou mesclar cores. Mas é preciso destacar que, em ambos os casos, o melhor é delimitar o cantinho de cada criança.

A demarcação dos espaços de cada bebê pode ser feita pelas cores das superfícies de paredes e piso; também através do traçado dos móveis. E ainda podem-se eleger detalhes ornamentais para cada criança – por exemplo, pôsteres de personagens diferentes de super-heróis, variações de uma mesma estampa ou padronagem, e mais. O importante é sair do óbvio e não ter medo de ousar nas estratégias de design.

Julia-Herman-Fotografia-23-4Projeto Christiane Schiavoni


Móveis para quarto de bebês gêmeos

Em um quarto de bebê pode-se ter uma cômoda que seja também um trocador para fazer a higiene da criança. 

Um guarda-roupa para as suas roupinhas. Uma boa poltrona para amamentação que seja bem confortável – com algum apoio para os pés e inclinação para as costas da mamãe. Talvez também uma bicama auxiliar. E alguns nichos coloridos para brinquedos.

Agora, o que não pode faltar em qualquer quarto de bebê é o berço. No caso de gêmeos a dificuldade de otimização do espaço do cômodo aumenta. 

É preciso conhecer bem o tamanho do ambiente e de todos os móveis necessários para encontrar espaço não só para uma, mas duas camas. Enfim, a decoração precisará ser ainda mais funcional, mas sem deixar de oferecer conforto e praticidade.

LODO-BARANA_01-1Projeto Lodo Barana


Dois berços

Em quarto de bebês gêmeos tem-se berços em dose dupla. Neste caso, é preferível escolher duas peças mobiliárias iguais. Elas podem ser combinadas ou de traços minimalistas, tanto faz. E ainda existem os berços inspirados na tendência montessoriana, que são mais próximos do chão.

O mais importante é analisar mesmo a disposição que estas duas camas ficarão no layout do quarto. Podem-se colocar os berços lado a lado – deixando um corredor central livre de obstáculos para que, assim, os bebês possam ser bem assessorados. Outra maneira é posicioná-los na mesma parede lateral, em sequência, ou de modo a formar um desenho em ‘L’. Tudo vai depender da preferência dos pais.

E aí? Já decidiu como vai ser a decoração do quarto de seus bebês? Não deixe as coisas para a última hora, pense em tudo o que eles irão precisar e já comece a preparar tudo com calma e, principalmente, muito amor!

Essas dicas de como decorar o quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Ver todos os posts