Blog

Categorias
todos
Voltar
VIVADECORA

Preto e branco: arrase na decoração do quarto

04.05.2020 - Autor: VivaDecora

Combinações monocromáticas podem ser uma alternativa atemporal para interiores. Ou seja, que nunca saem de moda. Sendo assim, propostas em preto e branco são apontadas como forte tendência sempre. 

Inclusive, já existem vários bons exemplos de decoração de quarto extremamente sofisticados que são compostos por elementos justamente nestas cores. São ambientes de visual muito bonito, suave, simples e clássico.

Neste texto, vamos conferir como se podem criar ambientações de quartos com mais qualidade. Ambientações que não comprometem o sono e nem o descanso de seus usuários, mesmo que em preto e branco. Continue lendo para saber mais.

O que não pode faltar em um quarto?

Quartos não podem ficar sem decoração. Pelo contrário, eles precisam ser bem decorados, para garantir a sensação de conforto, de segurança e de boas energias que as pessoas desejam para ambientes assim. 

Preto e branco é uma combinação não muito cogitada sempre, mas que deve ser considerada, sim, como alternativa – vamos apresentar algumas razões nos tópicos a seguir.

Mas, independente da escolha de qual estilo de decoração empregar na casa, o projeto do quarto devem apresentar algumas características. 

Por exemplo, uma boa iluminação, uma atmosfera tranquila, e um visual minimalista e simples. O foco principal deve ser o conforto e o bem estar dos usuários. E acredita-se que a combinação ‘preto e branco’ teria este poder de trazer um bom equilíbrio ao espaço decorado, mas se adotada de forma correta.

1111
Imagem Quartos Etc – Mostra 2020

Quarto preto e branco: que tendência é essa?

Decoração em preto e branco é uma solução apresentada por designers e arquitetos para renovar os interiores das residências.

Decorações em preto e branco são mais práticas, se adaptam bem a muitos gostos e necessidades de usuários. Elas podem ter sua aparência mudada constantemente. Ficarem modernas, elegantes, chiques e aconchegantes muito fácil. E qualquer possível monotonia pode ser quebrada com pequenos toques de cor – como cinza e marrom – através de elementos combinados ao estilo do ambiente.

peb
Imagem Quartos Etc – Mostra 2016

Como usar o preto e branco no quarto?

Parece difícil de imaginar, mas preto e branco pode se tornar uma combinação super bem sucedida para decoração de quarto, seja de casal ou de solteiro. 

A primeira medida tomada deve ser não sobrecarregar o ambiente com excessos. Podem-se destacar com sutileza certos detalhes por meio de cor, como dito antes, brilho ou texturas. Diversas soluções de iluminação também são muito bem vindas neste momento.

A maior vantagem da combinação ‘preto e branco’ é que justamente estes tons são perfeitos para servir de pano de fundo e destacar muitos móveis e obras de arte. 

Para que esta boa característica não seja comprometida jamais, é preciso que os projetistas estudem bem cada detalhe dos ambientes. Combina com decoração de quarto preto e branco estampas geométricas, tintas-lousa, luminárias industriais, fotografias, e mais.

121
Imagem Quartos Etc – Mostra 2020

Combinam também com decoração de quarto preto e branco desde os estilos clássicos, como o provençal, aos modernos, como o industrial. Móveis, objetos, ornamentos, tudo que for utilizado nestes ambientes deve seguir esta linha, respeitando a paleta sempre. 

O interessante é escolher uma cor para ser o fundo e usar os elementos à frente na cor oposta, criando este contraste. Ou seja, parede preta, móveis brancos – ou vice-e-versa.

Ambientes em preto e branco podem parecer frios, impessoais e sem graça demais ao gosto da pessoas – uma realidade inadmissível, principalmente para quartos. 

Para evitar isto, podem-se revestir algumas superfícies em madeira; cobrir cadeiras em pele e couro; camas com colchas em crochê; usar arranjos com flores; e mais. Ou seja, a ideia seria “esquentar” este ambiente e torná-lo, de alguma forma, mais confortável. Eis a harmonia.

quarto-preto-e-branco-04
Imagem VivaDecora/Denise Barretto

 

Invista em uma decoração preto e branco para o seu quarto. Acredite que é possível um resultado final de um ambiente moderno, cheio de personalidade e pouco carregado. E lembre-se de explorar outras cores – até mesmo vibrantes – sempre que possível e nas doses certas, sendo o cinza sempre uma ótima alternativa de complemento para esta combinação.

Essas dicas de decoração para quarto preto e branco foram criada pela equipe Viva Decora.

 
Ver todos os posts